Minha lista de blogs

sexta-feira, abril 06, 2018

Tanajura-quem já comeu?




Quando eu era criança, lembro que havia um período do ano onde aparecia essas formigas voadoras e que a gente corria atrás delas, tentando derruba-las.
O nome delas era TANAJURA.
As que caiam eram recolhidas e se comia, frita.
Não lembro de mamãe alguma fez ter fritado isso.
Portanto, nunca comi.
Mas sei que elas são comestíveis.
E meu irmãos, perguntei a 2 deles, comeram.
Aliás, muitas pessoas já comeram ou comem a Tanajura.
Essas imagens foram feitas há poucos dias pela minha Manicure (Verônica)
O bom, o muito bom, era a nossa brincadeira.
Os pulos na calçada.
E os gritos que dávamos: "cai, cai, Tanajura tua bunda tem gordura".
Acho que era isso que a gente cantava.

Quem conhece? E quem comeu.

Em tempo: Ganhei hoje 3 Macaíbas.
Liliane


11 comentários:

Os olhares da Gracinha! disse...

Nunca tinha ouvido falar mas penso que será um pitéu que não iria conseguir comer Liliane!
bj

Larissa Santos disse...

Ai minha nossa. Mas isso é bom? Hummmm :P

Hoje:- "Caminhada, entre sentidos e rimas"
-
Bjos
Votos de uma feliz Sexta-Feita

O meu pensamento viaja disse...

Ai! Que medo!
Nunca, jamais, em tempo algum!

Lete disse...

Nunca comi, nem quero comer... faz-me imensa impressão... :(

Luli Ap. disse...

Oieeeeee Lilianeeee
Aaaaaiinnnn eu já ouvi falar de farofa de tanajura, dizem que é crocante, seeeeeennnnnhoooor!
Já vi formigonas "bundudas" mas não sei se era tanajura, não tenho coragem de comer não hihihi :p

Ahhhh o filme Perfeitos desconhecidos assisti em sala de aula para a matéria de TI Tecnologia da informação, mas gostei tanto que recomendei no bloguito
Acho que já deve ter na Netflix, acho que vc vai amar!

Excelente fds pra ti e todos aí
Bjs Luli
https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

Nal Pontes disse...

Oi Liliane tô sempre chegando atrasada nos seus posters. Kkkkkk eu comi Tanajura. Era gostosa demais. Bem assadinha com farinha. Bem crocante mesmo. Mas só comi qdo criança. Agora não tenho coragem. Tenho nojo. lembro q eu meus irmãos e as crianças da vizinhança nos formigueiros dentro de uma bacia. Rsrsrs pra pegar elas bem na boquinha. Tirávamos as asas delas e juntávamos para levar pra casa e minha mãe assava. Era uma festa na rua corríamos pra pegar as que voavam.cantando a música que vc citou na postagem. Como disse só comi qdo criança. Hoje tenho coragem não. Foi bom lembrar disso. Bjs e um bom domingo
Há meus netinhos já completaram 02 aninhos

Anônimo disse...

Olá Liliane, as Tanajuras aparecem com frequência na cidade de Recife, e a farofa de Tanajura é uma delícia, quem não comeu ainda tente experimentar, e não é só o pobre que consome não em pernambuco a classe alta faz fila pra comprar, com cerveja gelada não existe melhor tira-gosto.

Abraço!

Andréa Santana disse...

Liliane,
Eu já ouvi falar e tbm já vi uma reportagem sobre essas formigas.
Acho que eu não comeria.

Beijos

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... eu também já ouvi falar nestas formigas, mas confesso que nunca vi
assim deste tamanho... meu marido disse que já comeu, rsrsrs
Eu nem quero pensar, rsrsrs
Beijosss♥

Debora disse...

Nunca comi e não imaginava que fossem tão grandes!

Ana Freire disse...

Desconhecia por completo... até pensei que fosse mais um fruto... tal a minha ignorância sobre o assunto... quando olhei a primeira foto... :-))
Adoraria provar!... Fiquei super curiosa!
Beijinho
Ana