Minha lista de blogs

quarta-feira, junho 28, 2017

O Jardim do Edifício

Comecei a plantar frutas e legumes no jardim do Edifício,  há uns 5 anos.
Já consegui algum progresso.
Mas não tem sido fácil. 
Moro em frente a praia e a ventania as vezes é muitoooooo intensa.
Eu planto de qualquer jeito e não estou preocupada se a semente vai ou não desenvolver.
Não me preocupo com técnicas.
Vou plantando.
Não deixo uma semente das frutas e verduras que compramos, sem uso.
Aproveito todas.

Bananeira
A ventania é muito forte.
Não consigo, por exemplo, fazer que essa bananeira cresça.
As vezes dá pena vê-la balançando ao vento.
E eu amo essa bananeira.
Acho lindo, bananeiras.
Manjericão

Batata doce
Nunca consegui comer as batatas doces que possam ter dado aqui.
Eu não estou preocupada em comer as batatas.
Quero plantar.
Beterraba
 Uma beterraba que brotou, lindamente.

Abacaxizal
E o meu abacaxizal?
Planto aqueles "rabos" do abacaxi e eles ficam assim, lindos.
Não vão dar abacaxi.
Não estou preocupada que dê.
Quero planta-los.
Abacaxizal

Hortelã e Abóbora (?) ou Bucha (?)
Já plantei abóboras.
Uso as sementes das abóboras que compro para consumo.
Elas ficam lindas mas não "aboboram".


Não sei o que é. O que será?
E essa planta linda não sei o que é.
Mas vai ficando e enfeitando o pequeno espaço que tenho por aqui.
O Zelador, é quem comigo, cuida do jardim.
Uso muito pó de café, depois de usado, misturado ao adubo.
Pó de café que ganho das colegas, servem para formigas.
Tem dado certo.
 Liliane



27 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

A sua plantação está linda mesmo sem frutos.

Montana disse...

Apesar de estarem expostas ao vento as plantas estão bonitas.
Pó de café é um óptimo adubo. Também aproveito todo o café para juntar à rega das minhas plantinhas.
Bjs.

chica disse...

Tenho acompanhado desde um tempão tuas plantações e sabemos o quanto gostas! Que bom! Lindas! bjs, chica

Maristela Guilherme disse...

O importante é plantar.
bjs

Pedrita disse...

verdade, vento demais não ajuda. eu amo avenca e tenho uma há muitos anos. mas tenho q tomar cuidado com o vento. tem plantas q não se dão bem mesmo em outro clima. mas eu tentaria tb. adorei o jardim. amo plantas. beijos, pedrita

Fátima Oliveira disse...

Suas plantas estão lindas, da batata doce eu uso as folhas em sopas e no feijão fica bom e ainda faz bem a saúde. Senti falta das minhas bananeiras, que não deu mais certo depois da mudança, mas é isso aí, plantar é tudo de bom.
Beijos

Luli Ap. disse...

Olá Liliane!
Ooooowwwwwnnnnn que fofurosas suas plantinhas <3
Que linda a batata doce! E a beterraba!
Eu chamo de "coroa" do abacaxi, é o rei das frutas (meu favorito hihihi) amoooooooo suco de abacaxi com hortelã <3
Huuummmm vc me inspirou vou plantar um abacaxizal aqui :)
E amo manjericão no molho <33
Lindo seu jardim, muito fofis ele, um pedaço de verde tão pertinho é tão meigo!
Parabéns pela arte viva!
Bjs Luli

Café com Leitura na Rede

Os olhares da Gracinha! disse...

Liliane...a última planta parece cato mas não sei se será!
O facto de não dar fruto não interessa pois o verde faz toda a diferença nesse belo jardim urbano!
Provavelmente junto à praia todas as suculentas se irão dar bem!!!
...
As fotos que viu pertencem todas ao mesmo convento! O espaço devido às cheias tem se degradado bastante mas não perde a sua beleza de outrora!
Dividi os olhares em partes para facilitar a visita!
...
Bj amigo

Isa Sá disse...

As plantas ficam sempre bem para embelezar o espaço.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

Mona Lisa disse...

O importante é teres plantas, pois é a decoração mais linda que existe!

Adorei vê-as através das tuas fotos.

Beijinhos.

Os olhares da Gracinha! disse...

Póvoa de Varzim fica a meia hora da cidade do Porto!
É muito procurada no verão por causa das suas praias!
...
Tem uma arena onde antigamente havia touradas mas não sei se ainda fazem!
Detesto touradas!!!
Bj

Hugo disse...

Liliane, comentei sobre "Bronson" no blog há algum tempo, mas não gostei muito do filme.

http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com.br/2015/01/bronson.html

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane... linda plantação e o verde sempre é lindo, mesmo sem dar frutos... acho que este último é um cacto... Beijosss!!!

Paula Lopes disse...

Eu amo mexer com plantas, tenho meu próprio jardim. Essa última planta, me parece uma espécie de abacaxi. Se eu estiver certa, daqui um tempo ela solta um pendão e nasce um abacaxi bem pequeno na ponta. Tenha um dia abençoado, beijos!

Blog Paisagem de Janela
paisagemdejanela.blogspot.com.br

Andréa Santana disse...

Olá, Liliane!
Estou encantada com as delicadezas dessas plantações.
Parabéns pelo grande exemplo, gostei muito das suas ideias.
Uma pena que a bananeira não está desenvolvendo, o importante é que ela está viva.
Aqui no jardim do condomínio onde moro, tem muitas plantações, o pé de laranja está lindo carregado de frutos.

Beijos, tudo de bom pra você!
Andréa

redonda disse...

Fiquei impressionada com o jardim :)


um beijinho

Vero Kraemer disse...

Lili querida, dá gosto de ver suas plantações, e o amor que voc~e tem por essas plantinhas!
Achei divino o abacaxizal! E os manjericões, que fofos!
Amei tudo!
Lili, o piso de cimento que fiz é a parte azul ali das fotos!
Beijossssssssss e tudo de bom, minha amiga
Veronica

Bruxa do 203 disse...

Que plantas lindas!! É uma coisa que quero fazer algum dia. Lembro das experiências da escola. A gente plantava feijão e sempre dava certo.

Marta Moura disse...

Nada mau, tem dado resultados o teu esforço!

Mariazita disse...

Ola, Liliane
Entrei aqui por acaso e gostei muito do espaço.
Gosto imenso de plantas (tudo que é verde...) e de tratar delas.
Lamentavelmente vivo num andar, por isso não posso "jardinar" tanto quanto gostaria. Vingo-me com vasos, principalmente orquídeas, a minha flor preferida.
Entendo bem quando diz que, provavelmente, não vai dar fruto, mas não importa...
O prazer de semear, plantar, ver crescer e verdejar... compensa todo o trabalho.
Voltarei sempre que possível.
Se quiser visitar-me... dar-me-á muito prazer.

Bom Fim-de-semana
Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Mariazita disse...

Adenda...
Fui fazer-me sua seguidora (quer ser minha, também?) e verifiquei que o meu grande amigo Miguel é seu seguidor. Somos muito, muito amigos, como irmãos. Ele está muito doente, por isso tem o blog desactivado...

Beijinhos
MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

Bell disse...

oi Li


Acho bem legal plantar nos vasos.

Um maravilhoso fds pra você.

bjokas =)

Isabel disse...

Bem lindas todas elas! Adoro plantas e tenho muitas em casa. Para mim uma casa tem que ter plantas e livros!

Ana Freire disse...

Uma óptima ideia!
E plantar ervas aromáticas, para uso na cozinha... também será uma boa alternativa... pois talvez se dêem em pequenos espaços, e recantos, que possam ficar um pouco mais abrigados... e fazem recantos verdejantes, bem bonitos!
Bjs
Ana

Maria Glória disse...

Ficaram bonitas as plantas, o abacaxi achei lindo! Tenho um jardim bem grande, o marido é quem cuida. Ele adora. E faz muito bem plantar.

Blog Donna Gatta disse...

Que maravilha Liliane! Show👏🏻👏🏻👏🏻

Blog Donna Gatta disse...

Que maravilha Liliane! Show👏🏻👏🏻👏🏻