Minha lista de blogs

domingo, dezembro 08, 2013

Verduras e Risoto

Vou mostrar como consigo guardar, por mais de 1 semana, as verduras que compro em Supermercado.
E usas-las ainda verdinhas.
Depois de lavar, esterilizar e escorrer, ponho em depósito plástico e vou cobrindo com tolha de papel.
Em camadas, as verduras.

Coentro
Faço as camadas quantas vezes possa cabem no depósito.
A toalha de papel vai absorvendo a água que sempre resta.
E cebolinha
E elas continuam assim, verdinhas.
E foram compradas há mais de 1 semana.
prontas para geladeira.
Guardadas assim, tinha alho poró da minha plantação no jardim do Edifício.
Risoto
 E fiz para nosso almoço, um Risoto de Alho Poró.
com alho poró.
Muito bom.
Liliane

38 comentários:

Pedrita disse...

muito obrigada. beijos, pedrita

chica disse...

Boa dica,vale sempre!beijos,chica

lenalima disse...

Adoro alho poró!!!
nunca plantei, nem sei porque!
vou lhe mandar o coraçaõ ..não tem prazo não....serão 12, para as amigas q deixaram recado na postagem anterior.
Ando sem tempo para blogar , não consigo acompanhar tantas amigas queridas, tenho q descansar mais minha visão da tela do computer ....o que é difícil .
bjsssssssssssss

lenalima disse...

Adoro alho poró!!!
nunca plantei, nem sei porque!
vou lhe mandar o coraçaõ ..não tem prazo não....serão 12, para as amigas q deixaram recado na postagem anterior.
Ando sem tempo para blogar , não consigo acompanhar tantas amigas queridas, tenho q descansar mais minha visão da tela do computer ....o que é difícil .
bjsssssssssssss

rose japan disse...

HUmmmm Liliane nem me fale eu amoooo risoto e essa tá com uma cara ótima, q delícia

bjao e boa semana

rose jp

That Cake Sweet disse...

Olá Liliane,

ai que delicia de sugestão nos trouxe e o aspecto, bem cremoso está de parabéns.
Essa sua dica parece ser bem prática, irei experimentar, costumo comprar salva e cebolinho e realmente não aguentam mais que uma semana.

Beijinhos

M de Maria Ateliê disse...

Oi Liliane,
Adorei a dica, vou fazer aqui.
Risoto com alho poró é um dos meus favoritos.
Aliás, adoro alho poró.
Que maravilha ter por aí.
bjs
Ótima semana!

Nal Pontes disse...

Oi, Liliane, amei a dica. Valeu! Gostei. bjsss

Solange Honorato disse...

Lili, não conhecia técnica, não sabia que dava pra fazer isso... ótima ideia.
Os que compro, de um dia pro outro já estão horríveis e tenho que jogar fora... tenho dó, mas do jeito que ficam não tem como aproveitá-los. Agora vou seguir a sua dica.:))Beijos!!!

Unknown disse...

Olá Liliane

Que ideia legal, vou fazer.
Participe do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL E CONCORRA a $40 para comprar o que quiser.

AMIGA DA MODA by Kinha

Anônimo disse...

Oi Lili,vim ti ver,que legal conservar as verduras por mais tempo obrigado por a dica.
O marido está na fase de teste do neurotransmissor,que teimava em não funcionar,mas o sábado o médico conseguiu dar um jeito de fazer funcionar,esse aparelínho que colocaram agora é provissório,mas estimo que ainda esta semana já vão colocar o definitivo.Ainda vai ficar mais um tempinho hospitalizado,mas o neurotransmissor faz um efeito de dormencia no corpo,que alivía a dor,o que é muito bom.
Bom querida Lili Beijos gigantes para ti e obrigado por tudo,viu.

Anônimo disse...

Oi Lili,vim ti ver,que legal conservar as verduras por mais tempo obrigado por a dica.
O marido está na fase de teste do neurotransmissor,que teimava em não funcionar,mas o sábado o médico conseguiu dar um jeito de fazer funcionar,esse aparelínho que colocaram agora é provissório,mas estimo que ainda esta semana já vão colocar o definitivo.Ainda vai ficar mais um tempinho hospitalizado,mas o neurotransmissor faz um efeito de dormencia no corpo,que alivía a dor,o que é muito bom.
Bom querida Lili Beijos gigantes para ti e obrigado por tudo,viu.

Patricia Merella disse...

Ola liliane
Amo risoto,amo arroz.Cá nesta epoca é tipico sopa de alho poró,uma delica,servida depois uma tarte de queijos e ervas.Eu bem sei o que é saudade e como doi....eu curto muito meu João,ainda o visto,ainda o dou-lhe banho,ainda dou-lhe comida na boca,todos me criticam,mas eles crescem rapido e como eu tive João com 36 anos,n sei se terem tempo para ver meus netos entao so tneho ele e curto muito,ainda chamo meu bebe e ele safado ama e aproveita,rs..ficas bem,lindo dia,beijinhos

A Casa da Mãe Jana disse...

Nossa que prático, vou aderir! Uma semana repleta de alegrias! Bjs (=

Marly disse...

Oi, Lili,

Ah, minha amiga, peço desculpas pelo atraso nas visitas aqui, tenho andado em falta com todo mundo, por causa da correria desta época. É que, para complicar, na família, em dezembro, há muitos aniversários e confraternizações e adivinhe quem é escalada para fazer os doces? Ontem mesmo despachei mais um bolo, e do tipo que dá trabalho, rsrs.
Eu também uso praticamente o mesmo método, para conservar as minhas ervas e folhas, mas geralmente pico as ervas e ponho-as num pote, no congelador, assim posso usá-las ainda por mais tempo. Mas é claro que sem congelar elas permanecem mais frescas.
Eu sou fã de risoto de alho-poró, aliás, acho que o alho-poró deixa tudo mais gostoso e o seu risoto me deu água na boca.

Um beijo e ótima semana!

Ju disse...

Oi Liliane,
Eu costumo comprar vários maços de coentro e cebolinha, lavo, seco e pico. Depois guardo tudo picadinho em vasilhas que vão ao freezer. Congelam soltinhos e ficam prontos para usar. Duram muito tempo, verdinhos e frescos!
Não precisa se desculpar pela ausência, eu também estou em falta!
Quanto ao panô da primeira foto, que você gostou, é o original e realmente muito mais bonito do que o que eu fiz!
Beijo e uma ótima semana.
Ju

Os olhares da Gracinha! disse...

Estamos sempre a aprender!
Boa semana!

Os olhares da Gracinha! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RENATA REIS disse...

hummmm, risoto deve ter ficado uma delicia,lendo o post anterior , aqui em casa temos morango e hortelã, amamos!!bjs!

O meu pensamento viaja disse...

Liliane, aposto que nunca comeste um risoto tão delicioso quanto esse, proveniente da tua plantação pessoal.
Também guardo as verduras em contentores estanques e assim, duram imenso.

Josy disse...

Ola Liliane, vim retribuir sua visita ao meu cantinho e conhecer o seu. Gostei muito dessa dica de conservação de verduras e ervas. Adorei a dica, excelente. Obrigada por compartilhar conosco. Voltarei mais vezes e seja sempre bem vinda ao meu. Beijinhos, ótima semana
Josy

Anajá Schmitz disse...

Olá,
menina que capricho, sou desleixada quanto as verduras, morro de preguiça de lavar. Minha sogra faz assim como tu, mas eu só lavo na hora de servir. Tu perguntou se entrava sapo aqui em casa, aqui não, mas na praia antigamente, tinha muito. Aqui quando viemos morar entrou duas cobras dentro de casa.Quase morri de susto, mas hoje, os bicho sumiram, por causa dos gatos eles comem tudo.
Bjos e tenha uma ótima semana.

Mona Lisa disse...

Uma dica que vou aproveitar para guardar os legumes. Obrigada.

O risoto está com um aspecto divinal.

Beijinhos.

Fernanda Bizerra disse...

Oi.

Nossa sério adorei sua dica e vou procurar fazer para manter as coisas sempre boas por aqui.


http://fernandabizerra.blogspot.com.br/

Montana disse...

Liliane, de facto as verduras guardadas dessa maneira duram muito mais. Às vezes também congelo.
Bjs.

Regina disse...

Liliane, querida

Vivendo e aprendendo, né?

Adorei essa ótima dica.

beijo carinhoso

Regina Célia

Mirian Trédicci disse...

Olá Liliane,
que dica boa...adoro alho poró! nunca me ocorreu fazer um risoto, vou tentar!
Bjs e boa semana

decorayadora disse...

Muhh adoro el Risotto mi amiga pero no lo sé hacer ,,se que necesita revolver ,, revólver ,, sin parar

Silvia Mingardi disse...

Bom dia Liliane!
É muito bom mesmo um temperinho fresco... também não deixo faltar...
Nunca plantei alho-poro... acredita que a quitanda que compro só vende sob encomenda...
Amei a receita com amoras, já anotei... semana passada plantei 4 mudas... espero que elas peguem... amo amoras!
Beijos!

Unknown disse...

Olá Liliane

Ontem falei dos temperos e hoje do risoto. Acho que nunca comi alho poró.

Participe do CONCURSO CULTURAL INTERNACIONAL E CONCORRA a $40 para comprar o que quiser.

AMIGA DA MODA by Kinha

Unknown disse...

Olá Liliane

Amanhã haverá uma grande surpresa no blog e você não pode perder.

AMIGA DA MODA by Kinha

Christiane Garcia disse...

Amei essa dica!
Liliane, vc me deixou curiosa, quero ver seu bordado em ponto cruz. Eu amo ver os trabalhos das amigas. Vou ficar esperando...
Te desejo uma semana maravilhosa! Bjs

Zizi Santos disse...

Liliane
eu ando relaxada. Já lavei as verduras e fazia como tu. Salsinha cortadinha e temperos, sempre tinha no freezer. Já se foi o tempo. Te parabenizo pelo capricho!
E ter alho poró na hortinha e poder fazer um risoto com ele, é outro parabéns. Não é fácil o cultivo de certas hortaliças.

Quanto ao Francisco do meu post, não tenho foto dele. A ex síndica deve ter, so que ela viajou, quando voltar vou pedir e contar do blog. Ela gostava muito dele. Ajudou a família em tudo.
Vou fotografar os funcionários e postar se eles autorizarem. Mas preciso conhece-los melhor, pois são novatos.
bj Zizi

Lucinha disse...

Liliane,

Que legal esse método que você usa. Eu costumo lavar, escorrer, e depois de secas eu corto, congelo e vou usando. Mas, nada melhor que quando pegamos fresquinhas na horta.
Eu fiquei muito feliz em saber que você plantou uma horta. E, ainda muito mais que lembrou de mim.
Saiba que gosto muito muito de você, e sempre está em meus pensamentos. Vi um carro enfeitado para o Natal, e lembrei de você na hora. Rs
Um grande abraço! Beijos

Lilasesazuis disse...

Hummm...esse risoto deve ter ficado maravilhoso!!! Uso muito alho poró!!

Adorei aprender mais um jeitinho de conservar verduras.

Eu costumo lavar e higienizar, depois coloco na seca verdura (não sei qual o nome, eu falo assim...)
ai, bem sequinhas eu armazeno em saquinhos plásticos para a semana.

Liliane, tenha um ótimo dia...eu aqui continuo a correria de laboratórios e médicos...agora já sei que estou com 4 cálculos renais ( a tomografia mostrou mais 2)...dois em cada rim e tenho insuficiência de citrato (26).

Bem...vamos tratando...beijinhos,

Lígia e =^.^=

Anônimo disse...

E Liliane os outros condôminos podem desfrutar de sua hortinha? Muito boa tua iniciativa.
Só não aprecio o coentro, acho forte.
E Clarice como está?
Beijos amiga

Nina Braz disse...

Oi Liliane,
Eu adoro risoto e esse teu parece ter ficado delicioso!

Vero Kraemer disse...

Lili querida, que dica mará!!! Nunca soube disso!
Lili minha cultura!
Obrigada!!!
Este risoto deve ter ficado divino!
Beijossssssssss
Vero