Minha lista de blogs

terça-feira, fevereiro 05, 2013

Pão na MFP

Desde que comprei a MFP-Britania, há pouco mais de 6 meses, deixei de ir em Padarias.
Eu gosto muito de pão.
E era capaz de comer uns 3 pães francês de cada vez.
Mas, o pão cheio de fibras que faço na MFP, é uma delícia e aboli de vez, na nossa casa, lógico, qualquer outro pão.
Só tomo café com um pouco de cacau.
Esse, na foto abaixo, foi uma outra receita que tentei fazer.
Mas que não agradou muito aos "comensais".
Sem fibras.
Daí voltei a fazer esse pão delicioso com Iogurte e gergelim.
Acho que a receita original era de Mariazinha(www,mariazinhap.blogspot.com.br) e de Andreza(www.tudojuntoeseparado.com).
Eu modifiquei.
Vamos lá para minha receita?
Tá vendo linhaça?
1/4 de água.
4 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de óleo de gergelim
1 copo(175 ou 200 ml) de iogurte desnatado natural ou de frutas.
4 colheres de sopa de gergelim, em grãos
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Todos esses ingredientes, eu vou colocando e dando uma sacudida na forma, para eles se misturem.
Só pode dá essa sacudida com os ingredientes acima.
Agora vamos ao meu segredo.
No total são 3 xícaras de farinha de trigo.
Mas eu faço assim:
Na 1ª xícara ponho a farinha e completo com 2 colheres sopa de linhaça dourada
Na 2ª xícara ponho a farinha e completo com 2 colheres de sopa de grãos de aveia.
Na 3ª xícara ponho a farinha e completo com 2 colheres de sopa de amêndoas fatiadas.
Por fim, 1 colher bem cheia de fermento(estou usando FERMAPAN).
E ponho na MFP por 3 h.
Eu complemento a farinha de trigo com linhaça, ou aveia, ou nozes, ou quinoa, ou amêndoas, ou castanha de caju, ou amendoim. Faço sempre um rodízio.
Para mim, o que importa é não colocar muita farinha de trigo.
Já misturei o trigo com farinha de girassol e com farinha de linhaça.
Ficou bom do mesmo jeito.

E a cestinha de pão, by liliane
Parece que o segredo do pão ficar bonito é tirar da máquina assim que apitar.
É o que tenho feito. Nunca mais meu pão murchou.
Mas vi no blog de Augusto(www.mosaicodereceitas.com) e com Sadhia(www.artesdasadhianacozinha.com) o uso de Melhorador de Panificação e quero comprar..
Ainda não encontrei por aqui.
Funciona como se melhorasse o fermento(acho).
Só sei que meu pão é uma delícia.
E que meu irmão querido e barulhento(Laurinho) vive ganhando de presente, da irmãzinha dele.
Liliane

25 comentários:

Janice(Pinguinho de Arte) disse...

Nossa,o pão ficou lindo e parece estar gostoso.Fazia tempo que eu queria uma máquina dessa,mas achava que era propaganda enganosa o que mostravam na TV.Finalmente,comprei uma ontem e estou esperando chegar.Não vejo a hora de estrear.
Abraço

Unknown disse...

Olá Liliane

Deu água na boca. Já anotei a receita e vou pedir para a Edileusa fazer.

AMIGA da MODA by Kinha

quaseprendada disse...

Ter pão caseiro sempre já é bom, pão sudável melhor ainda. bJÔ

quaseprendada disse...

Ter pão caseiro sempre já é bom, pão saudável melhor ainda. bJÔ

AnaCristina disse...

ai que delicia! adoro pão!

M de Maria Ateliê disse...

Oi Liliane!
Pão caseiro 'é tudo de bom'.
Irmão sortudo :)
Parece mesmo muito saboroso!
E lindo!:)
Adoro pão!!!
bjs

O meu pensamento viaja disse...

Se eu vivesse perto, seria sua convidada!
Pao mais delicioso!

Mariazinha disse...

que delicia, beijos

rose japan disse...

Liliane esse pão está com uma ótima cara...e que fomee amiga...as feinhas estão lindas...

bjs rose jp

Francy disse...

Oi Liliane, queremos um pão desses pois o outro que nos presenteou da outra vez ficou apenas na memória, lembramos que era delicado e saboroso, então está na hora de provar a nova receita.....

Zizi Santos disse...

Esse pão fica bem nutritivo!
e tudo isso sem sujar os dedinhos, que marravilha!
bjs
Zizi

Marly disse...

Lili, querida,

O pão caseiro recém saído do forno é uma delícia. E com as fibras e acréscimos que você põe fica melhor ainda. Adquirir a MFP foi ótimo, né? rsrs.

Um beijo!

Vero Kraemer disse...

Lili querida, adoro pão feito em casa, mas sou preguiçosa pra essas coisas... rs
Um dia ainda compro uma máquina de pão. Mas eu amo ir à padaria, adoro pão francês!
Seus pães parecem divinos, dão água na boca!
Beijossssssss e uma linda tarde pra ti
Vero

Solange Honorato disse...

Que pão maravilhoso!!! Sou louca por pão! Fico me controlando... mas se deixar... como mesmo!!! :))Bjs!

Toca do trico e croche disse...

Oiii, flor !!!
Vou fazer sua receita...seu pão ficou com apârencia irresistível.
Também adoro fazer pão na minha MFP.
Programo ela a noite... só pra sentir o cheirinho de pão feito na hora ,logo pela manhã ...ao sair da caminha.
Que delícia!!!
Beijinhos!

Sonia Faria

Toca do trico e croche disse...

Oiii, flor !!!
Vou fazer sua receita...seu pão ficou com ótima aparência... irresistível.
Também adoro fazer pão na minha MFP.
Programo ela a noite... só pra sentir o cheirinho de pão feito na hora ,logo pela manhã ...ao sair da caminha.
Que delícia!!!
Beijinhos!

Sonia Faria

Daniella Santos disse...

Delicia !!! Adoro pães caseiros e o seu deve estar delicioso!

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Que pão delicioso, pelo menos de aspeto, eu também gosto muito de pão
e sempre variado, qualquer dia compro
uma dessas máquinas...beijo

O meu pensamento viaja disse...

Querida, inspirada por ti, estou fazendo o meu pãozinho!
beijo

Montana disse...

Sabe que ando a pensar se valerá a pena comprar uma máquina para fazer pão? É que normalmente só somos dois cá em casa. E não consumimos muito pão, mas depois acho que seria interessante fazer o meu próprio pão.
Vou saber preços e vou pensar no assunto.
Bjs.

Jane Quintela de Carvalho disse...

Oi Liliane, eu também adoooro pão, mas não sei fazer, rsrsrs quem sabe com uma máquina destas... presentinho de níver que está chegando, rsrsrs beijosss!!!

Simone Scharamm disse...

Oi, Lili,
Não quero ter máquina de pão, senão vou engordar mais,rsrs, mas acho que o cheirinho que deve ficar em sua casa quando está pronto, hein? Deve ser maravilhoso!
Há uns 6 meses que troquei o pão branco, que eu adoro, pelos integrais. Estou me habituando ainda. Gosto mais de castanha e quinoa na massa.

Como vão as gatinhas? Sabe o que tem por aqui, Lili? Lagartos bem grandes, estamos com um medo!rsrs!Mas eles são inofensivos!rs!É que a casa é ao lado de uma reserva florestal. Quando aparecerem vou fotografar.

Beijos!

Sílvia disse...

OI LILIANE SEMPRE VEJO SEUS PÃES LINDOS, MAS POUCAS VEZES ACERTEI, VOU VOLTAR A TENTAR FAZE-LOS.
BJS.
SILVIA.

Gaby disse...

Eu tenho essa máquina, acho que foi minha melhor compra, amo o pão que ela faz.

Bjs

lenalima disse...

Oi Liliane
pelo jeito está melhorando a produçaõ de pães...o visual é lindo, deu até água na boca ...
eu ainda sovo meus pães na mão ...moda antiga kkkk
mas só faço 1 vez por mês, as vezes nem isso, porque como muito, morninho com margarina derretendo...
pode escolher a cor da sua luva que te prometi ,vou começar a fazer!
bjsssssssss
bjssss