Minha lista de blogs

domingo, novembro 05, 2006

Sarita

Minha linda e chic amiga Sarita, "dermatologista das estrelas", eu incluída(risos) está terminando uma tese de doutorado que na minha opinião tem um grande valor prático.
Existem inúmeras teses completamente inúteis. De pouco ou nenhum valor prático. Mas Sarita está terminando um estudo feito com uns pescadores de barco e que ela cadastrou na colonia de pesca aqui da praia de Boa Viagem. São aqueles pescadores que passam 10 ou mais horas em alto-mar, diariamente, sem qualquer cuidado com a pele, sem filtro solar, sem nem ter conhecimento dos malefícios dos raios ultra violetas. Acho que esses pescadores nem usam óculos de sol. Ou usam os comprados em camelô sem qualquer proteção real.
E a tese de minha amiga Sarita Martins mostra um grupo grande de pescadores que mesmo exposto ao sol e a água do mar, durante anos e anos não apresentam melanomas, o terrível cancer de pele. Ela identificou um anti-corpo que os protege de melanomas.
Imagina se tomar medicamentos que nos protejam disso? E que a gente poder torrar no sol para ter aquele bronzeado dos deuses, sem remorsos? Será que eu ainda vivo para usufruir disso?
Fazer uma tese de doutorado requer tempo e dinheiro, muito dinheiro.
Sarita dosou mais de mil tipos de exames nesses pescadores.
Minha amiga Sarita é casada com um dermatologista que foi por muitos anos, o catedrático da Dermatologia na Universidade Federal. Foi o marido dela, Dr. Marcio Lobo que nos apresentou uma especialidade que vivia fechada para os novos formandos. Depois de Dr. Marcio, a cadeira de dermatologia não foi a mesma. Deu um salto de qualidade e quantidade de especialista.

Quando eu era estudante se contava de um médico dermatologista que tinha verdadeiro pavor de melanomas. E um dia apresentou melanoma. E o melanoma deu mestástese para o cérebro. E ele morreu em pouquissimo tempo da doença.
Não sei se Sarita sabe quem era esse médico. O marido dela certamente sabe.
Liliane

13 comentários:

Anônimo disse...

Minha amiga nao gosto de torrar no sol...mas queria ter uma cor....rsrs...agora mudando de assunto...discriminacao nao esta na cabeca da pessoa..ela existe e doi muito..vc e medica, famosa e rica..ninguem vai discriminar vc no Brasil..mas um dia troque de papel com sua empregada...vire ela por um dia ..a coisa muda de figura totalmente...

Lena disse...

Amiga,

Sinceramente, estou começando a ter certeza de que os nossos maiores medos se realizam. O ideal é mantermos sempre bons pensamentos e não deixarmos que o medo tome de conta de nós.

Você com saudade de Cuiabá e eu louca para ir embora de vez daqui... Que coisa, hein?! Rsss

Mas a Decorliz continua dando show aqui em Cuiabá, tem várias lojas espalhadas pela cidade.

Prometo que farei o poss´vel para estar mais presente no meu blog, aliás, já estou tentando isso. Só dei uma sumidinha básica pq tive que ir ver o meu love... hehehe
Bjo e bom domingo!

Anônimo disse...

Acho muiot legal, estas pessoas que dedicam suas vidas a estudos que realmente trazem algum benefício para a Humanidade. Que D´us proteja sua amiga, e faça com que este estudo lhe traga benefícios. Beijos do hiran.

Anônimo disse...

Minha querida, estou em PoA participando da Feira do Livro, Hj começo uma Oficina de Contos. Logo estarei indo pra Montevidéu e Punta Del Leste. Qdo voltar a BH, poderei ler com calma.
Te agradeço a presença e deixo beijos gaúchos. Te adoro!

Andréa disse...

Nao se pode temer muito alguma coisa, eu acho, porque aih vc fica pensando muito naquilo e de repente acaba atraindo pra si. Eu acredito no poder que a nossa mente tem, tanto positivamente quando negativamente e ate sem querer. Somos poderosissimos, mais do que achamos!
Beijos.

Anônimo disse...

Liliane, eu tenho uma relação de amor e medo do sol, gosto e é bom pro negócios, mas ue corr dele. rsss
Bacana esse lance da sua amiga.
Beijos

Kafé Roceiro disse...

Eles têm que ter algo a seu favor, não acha? No mais morro de saudade dessa cidade, de Boa Viagem, da Jequitinhonha onde morei uns bons anos. Beijos pros meus queridos pernambucanos...

Dani disse...

Adoro o sol, mas passei a tomar muito cuidado com ele. Além de acelerar o envelhecimento da pele, é responsável por muitos casos de câncer de pele.
Andei lendo sobre o assunto, e agora faço questão de que até os cosméticos contenham em sua fórmula algum tipo de proteção contra os raios UVA/UVB, muito embora nem acredite muito que eles de fato contenham...
Bacana o trabalho realizado por Sarita.

Beijocas! :-)

Bruno Capelas disse...

Poxa , agora eu fiquei curioso... será que eu tenho alguma chance de ter esse anti corpo?

Bjs!

Cristiano Contreiras disse...

Há tempos não vou a um dermatologista...
bjos

Anônimo disse...

Minha amiga so tenho uma filha, Victoria, linda, linda mesmo..nao e coisa de mae coruja nao...depois mostro a foto...ela nasceu no Brasil...moro na Noruega a quase 4 anos..minha filha tem quase 5 anos.sempre morei no Brasil com meu marido, mas quando nossa filha nasceu ele decidiu voltar pra terra dele..

Anônimo disse...

Olá, Liliane!

Melhor seria se ele amasse a doença...Que mil e eternas Saritas apareçam. Parabéns à ela!


Um beijo

Anônimo disse...

Liliane que noticia importante esta amiga. Me interesso muito pelo assunto, tenho vitiligo e mais q ninguem devo estar aos raios do sol.
Um beijo
Meire